INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Lançado o aplicativo Emater Digital desenvolvido pela ATI
08/10/2019 - 08:34  
  
Twitter 
Google+ 
Lançamento do Emater Digital

O governador Wellington Dias lançou, nesta segunda-feira (7), no Palácio de Karnak, a plataforma digital de gestão do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI). A ferramenta vai facilitar o registro das ações de campo dos técnicos e o cadastro de dados das famílias beneficiadas pelos programas geridos pelo instituto.

O aplicativo irá gerar dados sobre as ações dos técnicos do Emater a cada mês, incluindo o número de famílias assistidas, as atividades produtivas de cada uma delas, bem como os projetos em que estão cadastradas. A ferramenta ainda disponibilizará relatórios sobre as atividades do Emater em cada uma das 17 regionais de atuação do instituto, facilitando, assim, o monitoramento da gestão.

Segundo Wellington, o Emater Digital dará mais agilidade às demandas dos agricultores familiares, das entidades representativas e dos próprios técnicos. “O Piauí tem muito potencial para crescer na produção animal e vegetal e no seu beneficiamento. O ponto principal é o revigoramento da estrutura do Emater para uma atuação moderna que possa ligar o produtor assistido à equipe técnica. Estou encaminhando à Assembleia Legislativa um projeto em que eleva de 60% para 80% a base do pagamento sob a produtividade e acrescenta um ponto percentual a título dos resultados da produção. Com isso, ganham os técnicos e os agricultores, que serão mais e melhor beneficiados”, afirmou o governador.

Foto_08102019_081022

Segundo o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, uma das principais finalidades é ampliar o acesso ao crédito rural. “Em 2018 tivemos o crédito de R$ 11 milhões e na próxima safra a pretensão é chegar a R$ 67 milhões. Os técnicos de todas as regionais do Emater estão capacitados para que possamos fazer, no mínimo, 50 projetos por município, que totalizará 11.500 por todo o estado nessa safra com a maior proximidade dos nossos técnicos na elaboração dos projetos, na assistência técnica e nos resultados. Com isso aumenta a renda dos agricultores e também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, disse o gestor.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Fone: 86 - 3216 1781/1785 Fax: 86 - 3216 1783 - © 2014. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE