INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Lei de Fundo garantirá modernização em telecentros
10/03/2021 - 09:12  
  
Twitter 
Google+ 
Torres conversa com representantes de Telecentros

Nesta terça-feira (9), o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, recebeu representantes de telecentros de Teresina para informar que os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) passarão por mudanças e revitalizações por meio do Fundo José Pacífico Para Tecnologia da Informação e Comunicação.

A Lei n° 7.483 de 30 de dezembro 2020 foi sancionada pelo governador Wellington Dias, fruto de uma alteração na Lei nº 5.706, de 18 de dezembro de 2007, que institui o Fundo José Pacífico para Tecnologia da Informação (FJP-TIC), destinado a fornecer recursos para financiar as ações da Política Estadual de Informática e da promoção do desenvolvimento da área de TI e comunicação no Estado Piauí.

De acordo com o diretor-geral, Antônio Torres, com a aprovação da lei, foi possível homologar junto a essas entidades uma modelagem de ajuda. “Um grande desafio para um telecentro, unidade que oferece cursos e treinamentos para comunidade, é a sua manutenção. Muitas vezes, você consegue estruturar o prédio no início, equipar com os computadores e colocar para funcionar a fim de ajudar e disseminar essa cultura digital numa sociedade, hoje, tão exigente”, avaliou.

Foto_10032021_090309Com a alteração na lei, será possível o investimento em qualificação e treinamento dos servidores, modernização e manutenção do prédio da ATI, além de desenvolvimento das atividades da tecnologia da informação. “A ideia é que a gente possa ajudar a manter e recuperar esses equipamentos, cabear aqueles telecentros que não possuem condições e dar a eles uma estrutura que possibilite a melhor prestação de serviço à comunidade. Esse é um desafio que, com certeza, será vitorioso e os cidadãos vão receber um serviço de melhor qualidade”, ressaltou Torres.

Nestes espaços, são ofertados cursos de capacitação, acesso a computadores, impressão de documentos, cursos a distância, entre diversas atividades.

Para o representante do Instituto Social e Cultural Mandu Ladino, Marcelo Freitas, a revitalização do espaço será um grande benefício para a comunidade. “Nesse período de pandemia, a gente deu uma paralisada nesse atendimento e tá fazendo atendimento presencial com apoio à algumas famílias lá na nossa região em virtude dessa situação. Com essa mudança na lei, a possibilidade de manutenção e até de modernização, realmente, vai facilitar muito o trabalho da gente e das pessoas que precisam dos serviços”, afirmou.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
MAPA DO SITE