INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
ATI assina ordem de serviço da 2º etapa da PPP Piauí Conectado
08/06/2021 - 09:46  
  
Twitter 
Google+ 
Equipe ATI na sede Piauí Conectado

Na última segunda-feira (7), o Governo do Estado, por meio da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), assinou a ordem de serviço que vai garantir a execução da expansão da infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem com ampliação dos serviços para atender mais 123 municípios do estado, no projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Piauí Conectado. A expansão prevê a implantação de mais 6.052 km de fibra óptica com uma rede de alta capacidade, possibilitando que o Piauí se torne uma das redes de comunicação mais modernas e de referência no Brasil.

De acordo com o diretor-geral da ATI, Antônio Torres, a previsão é de que a universalização do programa Piauí Conectado seja finalizada até 2022. “Esse é o maior projeto do pais na área de conectividade. O Piauí será o primeiro estado do Brasil a oferecer 100% de fibra óptica pública que vai otimizar o trabalho dos servidores públicos, potencializar e modernizar a prestação de serviço para a população e garantir, nesse sentido, qualidade de vida para a população”, ressaltou Torres.

Nesta etapa, serão incluídos 900 pontos instalados em unidades do governo, como escolas, hospitais e delegacias, além de pontos em praças públicas com a disponibilização de Wi-Fi gratuito para a população. Ao todo serão 12 mil quilômetros de rede de fibra óptica nos 224 municípios piauienses.

O diretor-presidente da concessionária SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, comemora os resultados da parceria. “Graças ao sucesso do projeto Piauí Conectado nestes primeiros dois anos de atuação, hoje celebramos a assinatura da ordem de serviço para ampliação da nossa estrutura de internet, por meio de fibra óptica, para 100% dos municípios piauienses. Com certeza, isso representa um marco muito importante para o Piauí, pois eleva o estado a um novo patamar quando se fala em conectividade” , disse.

O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) implantado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), tem por objetivo atender demandas da população piauiense nas três principais áreas da administração pública: educação, saúde e segurança. O projeto tem um prazo de concessão de 30 anos, com investimentos que ultrapassam 183 milhões.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email imepi@imepi.pi.gov.br
MAPA DO SITE